Red Bull arrisca na estratégia e conquista dobradinha nos Países Baixos

Parada sob Safety Car deu a chance para Vitor Tallassi e Felipe Sousa conquistarem o máximo de pontos para a equipe austríaca.

BRL Vitinho21 e SHZ Felipe conquistam dobradinha em Zandvoort.


No último domingo (18), a BRL desembarcou em Zandvoort para a realização do grande prêmio dos Países Baixos, o primeiro da história da liga. Pela categoria F1, a expectativa para a corrida era alta pelo ritmo entre os pilotos ser muito semelhante.


Na qualificação, isso ficou evidente. A distância do primeiro para o décimo sétimo colocado foi de oito décimos, enquanto que BRL Vitinho21 e SHZ Felipe empataram seus tempos na luta pela pole position, e fecharam a primeira fila com Vitinho na frente. A surpresa do treino ficou com SFS Serrat, que conseguiu um quarto lugar com o tempo de 1:08,317.


Na largada, Vitinho e Felipe mantiveram as primeiras posições e Davizin subiu para o quarto lugar, após largar de sexto. Na volta 6, um acidente que tirou PIRA gabRope da corrida trouxe o Safety Car para a pista. Por se tratar de uma volta próxima da janela de parada nos boxes, diversos pilotos optaram por parar de forma antecipada, enquanto que outros resolveram ficar na pista por se preocuparem com o desgaste de pneus no final da corrida.

Situação do grid após as paradas sob bandeira amarela, na volta 7.


Na volta 7, o Safety Car retornou aos boxes e a corrida foi reiniciada. Dessa vez o líder era BRL Bruno Will, seguido de perto por Davizin e BRL Perondi. Vitinho retornou na oitava posição, enquanto que Felipe era o décimo quarto. Na volta 12, os pilotos que resolveram ficar na pista no período do Safety Car começaram a parar nos boxes.


Com todas as paradas realizadas, Vitinho se encontrou na terceira posição, somente atrás de BRL J Paulo e RBM Marii, que haviam largado com outros compostos de pneu. Dos pilotos que pararam depois, o primeiro deles era Davizin na décima primeira posição. Com vinte voltas restantes, o desafio deste "pelotão" era escalar o grid e torcer que os pilotos da frente tivessem problemas com desgaste de pneu, até mesmo furos.


Contudo, nem mesmo o pior dos desgastes foi capaz de impedir Vitinho de conquistar sua primeira vitória na temporada, que foi tranquilo rumo a bandeirada sem ter a liderança ameaçada. Apesar do prejuízo nos boxes, Felipe recuperou as posições perdidas e chegou na segunda posição, enquanto que nas voltas finais, Perondi foi o "vencedor" daqueles que pararam por último e completou o pódio.

Classificação final da quarta etapa da categoria F1.


Com duas dobradinhas de Racing Point e Red Bull, a McLaren perde força na disputa pelos construtores. A próxima etapa será o grande prêmio da Espanha no dia 25/10, e será crítica para a disputa de vSirah e Davizin em ambos os campeonatos.

24 visualizações0 comentário