João Piana conclui participação no F1 Esports Pro Exhibition 2022

Tetracampeão da BRL F1 busca uma vaga em uma das 10 equipes oficiais da Fórmula 1 para disputar o Pro Championship, a partir de setembro.

João Piana no circuito de Silverstone, no GP da Grã-Bretanha de Fórmula 1 (Fonte: Fórmula 1, YouTube).


No último dia 4, João Pedro Piana Santos voltou ao Brasil com a sensação de dever cumprido e de que deu seu melhor. Após dois dias intensos de competições em Silverstone, no Reino Unido, o brasileiro está oficialmente elegível para ser recrutado por uma das dez equipes da principal categoria do automobilismo mundial, para disputar o campeonato virtual oficial da mesma que começará em setembro, o F1 Esports Pro Championship 2022.


Em Silverstone, João deu o melhor de suas habilidades e concorreu as vagas contra outros 25 pilotos das mais diversas nacionalidades, que se classificaram tanto pelo Challenger Series, como pelo DHL Time Trial e o Women's Wildcard. O cascavelense andou na segunda bateria das semi-finais na qual contou com pilotos de alto calibre como Wilson Hughes, Piotr Stachulec e Thomas Ronhaar, aquele que veio a se tornar o campeão do Pro Exhibition na edição deste ano.

João Piana no F1 Esports Pro Exhibition 2022 (Fonte: Fórmula 1, YouTube).


João realizou duas corridas de distância 25% nos circuitos de Silverstone e Interlagos, além de uma corrida de 5 voltas em Red Bull Ring, no jogo F1 2021. Na primeira etapa em Silverstone, apesar de perder o contato com os líderes nas primeiras voltas, capitalizou em erros e punições dos adversários para finalizar na sétima colocação. Na Áustria, pouco se dá para fazer em apenas 5 voltas de ação e com isso fechou a prova em décimo lugar. Na última corrida em Interlagos, apostou no overcut para ter pneus mais novos na parte final da corrida e levar vantagem sobre a concorrência, e com isso terminou em oitavo. Na somatória final, conquistou 10 pontos e terminou a bateria em décimo, não se classificando para as finais por apenas 2 pontos. De bônus, João participou de uma corrida de Kart em Milton Keynes com os outros participantes do Pro Exhibition e terminou em segundo lugar, levando a bandeira do Brasil consigo ao pódio.

João Piana no pódio com a bandeira do Brasil em Milton Keynes, Reino Unido (Fonte: Ryan Jacobs, arquivo pessoal, Twitter).


Agora, o que resta para João Piana é esperar. Todas as equipes de Fórmula 1 tem até o dia 31/07 para finalizarem suas inscrições e registrarem seus pilotos representantes no F1 Esports Pro Championship 2022, que iniciará no mês de setembro. Independente do resultado final, o brasileiro têm que sentir orgulho da performance de João Piana no Reino Unido. Além de se classificar para essa mesma fase por 4 anos consecutivos, fez frente aos principais pilotos do cenário global com muito pouco tempo de adaptação aos equipamento da Fanatec, enquanto a concorrência o tinha disponível no conforto de suas casas com meses de antecedência.

79 visualizações0 comentário