top of page

João Pedro Piana Santos conquista título de campeão da Apoka Series

Cascavelense de vinte anos se sagra campeão da liga mais popular de Fórmula 1 virtual do Brasil após uma temporada com reviravolta.

João Pedro Piana Santos comemorando após cruzar a linha de chegada da última etapa, no Japão.


Na última quinta-feira (29), ocorreu a final da primeira temporada da Apoka Series, um campeonato de Fórmula 1 virtual na plataforma PC, idealizado e organizado pelo streamer e coach de Counter Strike, Alessandro "Apoka" Marcucci. Apesar de muito novo, este campeonato veio com a proposta de profissionalizar o automobilismo virtual e se tornar rentável. E além da presença de patrocinadores, contou com pilotos de alto nível no grid como: Bruno Fernandes, Marcos Riffel, João Paulo Silva, Felipe Nunes, além do próprio João Pedro.

Como os pilotos precisavam ser contratados por um equipe para participarem da Apoka Series, João foi contratado pela Alpha Racing, equipe de F1 virtual consolidada no PC. E apesar de ter Felipe Nunes como seu companheiro de equipe, Gabriel "Sirah" Pedro e Guilherme "Guegs" Dolabela como engenheiros, João passou por dificuldades na temporada.

Acidente de João Pedro na primeira temporada da Apoka Series, na Rússia.


Na primeira etapa da temporada, em Sochi, João se acidentou com três voltas para o final, caindo da primeira para a quinta posição no fim da corrida. Nas etapas seguintes (Grã-Bretanha e Singapura), terminou ambas na segunda colocação e se encontrou em desvantagem no campeonato em relação ao piloto "VL Flávio", da equipe VL Renô.


Da quarta à sexta etapa, João reagiu no campeonato e emplacou três vitórias seguidas (México, Bélgica e Brasil, a última chamada de "Corrida do Milão", com mais de R$1000 em premiação para pilotos e equipes), e chegou a última etapa no Japão com 16 pontos de vantagem para o vice-líder, Flávio.


Logo após o início da prova, Flávio se envolveu em um incidente e caiu para as últimas posições. Com a indecisão na estratégia por conta da chuva, João Pedro procurou se manter na pista e terminou na quinta colocação, O que lhe garantiu o título de pilotos e o de construtores para a Alpha Racing, ao lado de Felipe Nunes.


Com a renovação de João Pedro com a Alpha para a próxima temporada da Apoka Series, a expectativa é de reter o título. Porém, com a presença de novos pilotos que prometem aumentar a competição, uma tarefa não muito fácil se tornará ainda mais difícil para o tetra-campeão da BRL.

100 visualizações0 comentário
bottom of page